DEBATE: A EXPERIMENTAÇÃO EM GRUPOS E COLETIVOS DE SALVADOR

   Parte integrante do projeto Tricúspide

Quando: Quinta (09/fevereiro)

Horário: 18:00h

Local: Centro Cultural Ensaio, Garcia,

Rua Leovigildo Filgueiras, nº58.

 

Esta mesa propõe a discussão acerca da produção dos grupos e coletivos que surgem na nossa cidade. O tema da experimentação tem surgido de maneira evidente em vários grupos, e a investigação coletiva sobre tal tema deve ser iniciada. O Alvenaria acredita que esta investigação conceitual possa esclarecer pontos de contato entre o momento em que vivemos e o lugar no qual atuamos, a importância desses processos para cada grupo individualmente, bem como para a construção cultural coletiva em que todos estão envolvidos.
Sabe-se que ao decorrer do século XX as margens que antes dividiam certas manifestações artísticas foram progressivamente borradas, e, se nos encontramos no meio deste processo, é essencial que nos questionemos acerca desta movimentação. O que se torna para cada grupo/coletivo o conceito de espetáculo? O que é um experimento? O que diferencia, ou une os dois conceitos? Que outros conceitos foram criados a partir de cada processo particular? Que questões materiais envolvem as escolhas de produção de cada grupo? Todas essas questões são apenas algumas entre tantas outras que nos nortearão  ao decorrer do debate.
O Grupo Alvenaria, durante a vigência do projeto Tricúspide, produziu quatro experimentos cênicos, sem no entanto cristalizar qualquer definição sobre o que delimitaria tal acontecimento. Surgiu-nos de forma orgânica, como uma escolha artística entre tantas outras. Mas nos interessa questionar qual o ímpeto que formulou esta consideração, qual a necessidade disso, e como este tipo de produção poderia se manter, face a tantas outras formas mais correntes e disseminadas do fazer artístico. Quais as perspectivas que as novas formas de produção de cada grupo podem abrir? Qual o espaço para a invenção dentro da nossa cidade? De que forma podemos interferir no andamento do sistema cultural contemporâneo?
Nos parece urgente discutir a importância material, social, política, das escolhas feitas por cada grupo, sob risco de tudo acabar sendo novamente abafado pelo fluxo esterilizante do mercado.

Anúncios

3 comentários sobre “DEBATE: A EXPERIMENTAÇÃO EM GRUPOS E COLETIVOS DE SALVADOR

  1. Alguma coisa está acontecendo. E fico radiante ao perceber que todos, que antes olhávamos essa “coisa” sozinhos, estamos olhando juntos.

    Um viva aos encontros, e que eles nos modifiquem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s