Mais ecos da Fogueira…

A dança escrita de Bruna Hercog sobre a Fogueira.

Fogueira

(Por Bruna Hercog)

Era cheiro de leite. Leite com sabor de manjericão. Do cheiro, brotavam movimentos faceiros. Corpos sedentos. Mulheres de fogo. Rodava a fogueira. Por dentro das entranhas, queimava. Entre risos e rimas improvisadas, era puro samba. A mulher-menina-erê perdeu a roupa de dormir. Deixou-a sambando sozinha e fez a nudez do seu corpo pequeno saltitar. Ganhar forma. A mulher-exú não contou conversa. Arrancou trapo por trapo e arremessou para bem longe das suas pegadas. Fez-se furacão. Cospiu vento. A rainha do mar, então, apareceu. Com voz de sereia e corpo de meretriz. Com corpo de sereia e voz de meretriz. Mulher de dentro, de força, de seios grandes e curvas arredondadas. O seu movimento é pura sensação. Não olha nos olhos. Nunca olha. Esfrega os seus cachos desfeitos na cara de um homem de azul. Sem pretensão. Sem gozo. Sem rima. Não corre. Apenas passeia a sua beleza enquanto Iansã pede passagem. De corpo dourado, exibe uma nudez que enfeitiça. Não emite som algum. Apenas grita um grito oco que vem de dentro e é puro vento. E as mulheres rodopiam, tirando do útero a fogueira da alma. Tirando da alma, a fogueira do útero…

Eu. Peço permissão para entrar nessa fogueira. Sinto uma vontade irritante de gritar e rodar, rodar, rodar. Arranco a minha roupa e me banho de leite. Arranco as minhas amarras e me solto mulher. Destroço os meus medos e me faço meretriz. E rio. E rodo. E queimo… inteira.

*Fui convidada a entrar na Fogueira pelo Grupo Alvenaria de Teatro no espetáculo apresentado no dia 28 de janeiro. Agradeço!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s